Em 2024, está previsto a conclusão do projeto básico da nova Linha 19-Celeste do Metrô, que vai ligar São Paulo e Guarulhos. O estudo é instrumento que reúne todos os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica.
Após a finalização desses estudos, o Governo do Estado poderá bater o martelo em iniciar as obras. No ano passado, o contrato assinado com o consórcio MNEPIE (Maubertec, Nova Engevix, Pólux, EGT e Intertechne) foi prorrogado para julho.
Enquanto isso, a cidade de Guarulhos e o Metrô de São Paulo estabelecem um convênio de cooperação técnica, material e institucional para implantação da Linha 19-Celeste.
O novo eixo metroviário deve ligar São Paulo e Guarulhos, entre as estações Anhangabaú, no centro da capital, e Bosque Maia.
Estações da Linha 19-Celeste abordadas em artigos do Via Trolebus, a partir do EIA/Rima:
- Estação Anhagabaú;
- Estação São Bento;
- Estação Pari; (renomeada para Cerealistas);
- Estação Silva Teles;
- Estacionamento Belém;
- Estação Catumbi;
- Estação Vila Maria;
- Estação Curuçá (renomeada para Santo Eduardo);
- Estação Jardim Japão (renomeada para Cerejeiras);
- Estação Jardim Brasil (renomeada para Vila Sabrina);
- Estação Jardim Julieta;
- Pátio Vila Medeiros;
- Estação Itapegica;
- Estação Dutra;
- Estação Vila Augusta;
- Estação Guarulhos (Renomeada para Guarulhos-Centro);
- Estação Bosque Maia;
Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na semana passada na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou que foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC) para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa, e que no final de 2024 toma a decisão se qual é a prioridade ou se são as duas. “Só no ano que vem eu vou conseguir dizer, é viável e como vamos conseguir fazer”.