Metrô SP

Confira onde será a Estação São Bento da Linha 19-Celeste do Metrô

As linhas 1-Azul e 19-Celeste do Metrô devem se cruzar no centro da cidade, na estação São Bento, e a parada que conta com uma infinidade de acessos, deve ganhar outras entradas do futuro eixo metroviário que virá de Guarulhos.

De acordo com informações do EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste, a futura estação São Bento da Linha 19 estará localizada no Vale do Anhangabaú, no eixo da Avenida Prestes Maia, lindeira às praças do Correio e Pedro Lessa, no distrito da Sé.

Segundo o documento, “sua função é atender a população usuária do centro da cidade de São Paulo em conjunto com a Estação São Bento da Linha 1-Azul do Metrô, à qual será integrada“. A nova parada está conectada ao eixo viário da ligação norte sul da cidade formado pelas avenidas Tiradentes, Prestes Maia, 9 de julho e 23 de Maio.

Localização

A estação ocupará dois polígonos: o primeiro na praça do Correio que se constitui em passeio de pedestres em frente ao antigo prédio dos Correios; o segundo no lado oposto ao corredor norte sul/av. Prestes Maia, de modo que os usuários não atravessem em nível essa via movimentada, ocupando a entrada da atual estação São Bento da Linha 1-Azul, desde o Vale do Anhangabaú, até o Largo São Bento, em nível mais elevado:

Fonte: Metrô

A estação será construída em poços profundos com plataformas em túnel convencional, e as intervenções previstas durante a fase de obras estão situadas sob o túnel do Vale do Anhangabaú, sem que estejam previstas, até o momento, interdições viárias duradouras. Mas o Metrô informa que estão programadas interdições temporárias em áreas da estação São Bento da Linha 1-Azul, inclusive na saída que dá acesso ao Vale do Anhangabaú, que se constitui em um dos polígonos de requisição de áreas para a nova estação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus