YouTube video
Especial de férias Metrô SP

65 anos depois de trem, centro de Guarulhos pode ganhar estação de Metrô

Em 1915, o Ramal Guapira do Tramway da Cantareira chegou até a Estação Guarulhos, no centro da cidade, e logo passou a ser chamado de Ramal de Guarulhos, fazendo terminal em Cumbica, na região onde é hoje o Aeroporto. Em 31 de maio de 1965, o último trem partiu da cidade, e sessenta e cinco anos depois, passageiros poderão ser transportados por sistema sobre trilhos.

A futura estação Guarulhos, da Linha 19-Celeste do Metrô, deve ser instalada na Rua Cerqueira César entre a Rua Dom Pedro II e a Avenida Antônio de Souza nas proximidades da Praça IV Centenário, está que abriga uma maria fumaça, em alusão ao Tramway da Cantareira. A estação deve receber cerca de 51 mil passageiros por dia, e 35 metros de profundidade.

CMSP

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações no trecho inicial, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.

A previsão do Metrô, em audiência pública na semana passada, é de 2021 até 2025 para elaboração do EIA-Rima (impacto ambiental), projeto básico e licitações, de 2023 a 2025, as desapropriações, e de 2024 a 2030, as obras/implantação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus