Foto: Eduardo Ganança
Monotrilho

Chegada do monotrilho em São Mateus deve triplicar movimento na Linha 15-Prata

A entrega de três novas estações do monotrilho da Linha 15-Prata promete atrair novos usuários para o meio de transporte. Atualmente, o eixo de deslocamento já chegou a casa dos 94 mil passageiros por dia, de acordo com o chefe do Departamento de Controle Centralizado do Metrô de São Paulo, Tadeu Alves, em reunião ocorrida na semana passada com blogs e sites de mobilidade, onde o Via Trolebus esteve presente.

Em agosto, quando a estação Jardim Planalto ainda não havia sido entregue, eram 75 mil usuários por dia. Para dezembro são esperados as paradas Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, o que deve elevar o número de usuários para 400 mil.

Foto: Eduardo Ganança

Passageiros da Linha 3

O funcionário da estatal espera que a chegada do monotrilho em São Mateus, a Linha 3-Vermelha pode ter alivio em seu carregamento, já que muitos usuários residentes no bairro, utilizam o sistema de ônibus para acessar o Metrô, por meio das estações Penha e Carrão.

“Acreditamos que pode haver até mesmo um alívio na demanda da linha 3 com a migração de alguns passageiros. Estamos adotando estratégias”, explicou Tadeu.

Foto: Gabriel Garcia

Projeto para 550 mil usuários por dia

O monotrilho da Linha 15-Prata foi projetado para receber até 550 mil passageiros por dia, quando previsto interligando a Vila Prudente até a Cidade Tiradentes, passando por Sapopemba e São Mateus. O carregamento por hora seria de até 48 mil usuários por hora/sentido.

A extensão, no entanto, está paralisada. O trem aéreo deve chegar até a estação Jardim Colonial, posterior a São Mateus, em 2021.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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