Imagem ilustrativa
Especial de férias Metrô SP

Veja a localização do Pátio Vila Medeiros, na Linha 19 do Metrô

Vila Medeiros é um distrito situado na Zona Norte da cidade de São Paulo, e a região deverá abrigar um futuro pátio do Metrô, com a função de abrigar a frota de 31 composições e complexos de manutenção.

O futuro Pátio Vila Medeiros deve servir a Linha 19-Celeste, que vai ligar o centro da capital na estação Anhangabaú, até o Bosque Maia em Guarulhos. Curiosamente, o bairro em si não terá uma estação, e a mais próxima aos moradores será a futura Jardim Julieta.

O futuro local poderá ser construído no limite entre os dois municípios, no cruzamento entre as Rodovias Dutra e Fernão Dias, conforme mapa abaixo extraído do “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”:

CMSP

O local conta com uma grande área aparentemente desocupada e sem uso, e está as margens do Rio Cabuçu. Há ainda, de acordo com as informações no relatório, a previsão de desapropriação da garagem de uma empresa de ônibus que atua na zona norte de São Paulo.

Está previsto para o Pátio Vila Medeiros:

• 48 baias para trens estacionados;
• 11 baias exclusivas para manutenção e limpeza;
• Edifício administrativo;
• Subestação;
• Estacionamento para funcionários.

Em 2020, o Via Trolebus conjecturou que o local do pátio poderia ser na área apresentada acima.

As duas fases da Linha 19, a primeira sem Guarulhos

O futuro pátio será quase anexo a estação Jardim Julieta, que na primeira fase da Linha 19 será o terminal (ou ponto inicial em direção a Anhangabaú). Apenas a segunda fase do projeto prevê a chegada dos trens até Guarulhos.

A informação não é nova, e em 2021 uma publicação do Diário Oficial do Estado mostrava um panorama do projeto e algumas diretrizes sobre implantação da Linha celeste.

O governo prevê entregar primeiro o trecho Pari – Jardim Julieta. Uma das hipóteses é por conta da localização do pátio.

Já a previsão de entrega do Trecho Anhangabaú – Bosque Maia – Guarulhos, é para 2029. A demanda estimada para a operação comercial do trecho Anhangabaú – Bosque Maia – Guarulhos é de 580.470 passageiros por dia útil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus