Metrô SP

Veja a possível localização da estação Dutra da Linha 19 do Metrô

A Avenida Guarulhos é importante via de importante com o caráter de ligação intermunicipal, e deve ganhar uma estação importante de Metrô, com a função de integrar duas linhas: Linha 2-Verde e 19-Celeste.

De acordo com o relatório “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”, haverá ainda conexão com ramal Penha do Corredor Metropolitano Guarulhos da EMTU. “Dado esse caráter de integração de transportes coletivos, a estação requisita a desapropriação de grande área, compreendendo cinco polígonos“, diz o documento.

Terá plataformas laterais, e previsão de um terminal de ônibus. De acordo com o texto, a área preliminar da estação é limitada ao sul pela marginal da rodovia Pres. Dutra, a leste pela av. Guarulhos que atravessa sob a rodovia conectando os bairros ao norte e ao sul dessa rodovia, e a oeste pela rua José Sarraceni, sendo que no meio da área existe a rua Internacional, sem saída, que poderá ser desafetada, não causando problema já que todos os usos nela existente serão desapropriados:

CMSP

“O segundo polígono, situa-se entre essa via e a alça de acesso à rua Eng. Camilo Oliveti. O terceiro polígono, tem limite norte da av. Carlos Ferreira Endres e ocupa grande parte do estacionamento do Shopping Internacional de Guarulhos. O quarto e quinto polígonos situam-se na outra margem da rod. Pres. Dutra, em ambos os lados da av. Guarulhos e destinam-se aos acessos à estação desde essa porção do município ao sul da rodovia, conectando ambas as margens da rodovia.”

Trata-se ainda de um estudo preliminar, o que significa que a localização da estação poderá ser afetada. E o estudo diz respeito apenas da Linha 19 e não da Linha 2.

Prazos

Sobre planos, representantes do Metrô informaram em audiência publica na semana passada que o cronograma inicial e indicativo das fases até a implantação da Linha Celeste é o seguinte: de 2021 até 2025 para a EIA-Rima (impacto ambiental), projeto básico e licitações; de 2023 a 2025, as desapropriações; e de 2024 a 2030, as obras/implantação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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