CPTM

Doria classifica como “bizarra” conexão da Linha 13 com Aeroporto

Atualizado às 19h35

O governador de São Paulo, João Doria, disse nesta sexta, 11,  que considera “bizarra” a ligação da linha 13 – Jade, da CPTM, com o Aeroporto Internacional de São Paulo.

“Não faz sentido transporte público que não leva até o aeroporto. É tão bizarro que é difícil de acreditar que isso tenha sido feito no estado de São Paulo”, disse Doria.

A linha foi entregue em abril pelo então governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido de Doria. A estação Aeroporto fica a 2km de distância dos principais terminais do aeroporto.

Para Doria, a construção de um monotrilho ligando a estação aos terminais ou até mesmo uma esteira de 1,4 km seria uma das hipóteses para melhorar a conexão.

Hoje o deslocamento entre a estação e os terminais é feito por ônibus gratuito da concessionária.

Doria disse que conversou com o Governo Federal a respeito e disse que poderá propor a GRU, concessionária do aeroporto, uma extensão da concessão em troca de um monotrilho ligando os terminais e a estação.

Em nota à imprensa, a GRU Airport afirmou que a obra de ligação da estação aos terminais não faz parte de seu contrato de concessão e disse estar disposta a discutir a implantação de um sistema diferente do oferecido hoje, “desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Em Los Angeles a conexão é feita do metrô aos terminais também em ônibus, mas num percurso bem maior. Em comparação com esse exemplo, a nossa ligação é melhor. Mas não nego que um monotrilho fazendo essa ligação, como existe em outros aeroportos dos EUA, seria uma opção melhor.

  • Concordo com o novo governado, infelizmente o Geraldo era muito ruim de serviço, não impunha respeito ou autoridade, faziam o que queriam, não se cumpria prazos, as obras eram mau acabadas, todas as obras do seu governo foram entregues com décadas de atraso, e mau acabadas, torço para que o Doria me surpreenda e recupere um pouco do muito atraso que o Geraldo deixou.

  • Algo que acho que também bizarro na rede da CPTM, é a enorme distância entre Tatuapé e Eng.Goulart na Linha Safira sem nenhuma estação intermediária. Sendo que a Linha corta muito bairros adensados nesse trajeto, uma estação benefeciaria muito a população da região.
    Vale lembrar inclusive que já existiu uma estação fazendo isso, Engenheiro Trindade,mas que foi fechada e posteriormente demolida.

  • Ele falou que é bizarro, gostaria de ver resultados, discurso não enche barriga, como diz os mais velhos.Não foi o Governador Geraldo Alckimin que não quis fazer e sim a Concessionária que ganhou a concorrência do Aeroporto proibiu o Governo fazer e prometeu ela fazer uma ligação sobre trilhos e não cumpriu,

  • Ao menos ele tem noção, mesmo sendo novo na política, já que o picolé de chuchu em mil mandatos, deixou o crime organizado toar conta de SP, e mal investiu em transporte sobre trilhos e EMTU, bizarro e pouco, pra não xingar.

  • O engraçado é que por os terminais de ônibus municipais tbm as estações ficam longe, mas o governador não vê isso, mas como e o aeroporto pra os mais ricos , aí ele tenta arrumar, e os terminais!?

  • O problema é que o Dória não leva em consideração que este projeto foi modificado por imposição da GRU Airport, administradora do Aeroporto de Guarulhos. O projeto inicial tinha quase que uma ideia de que o passageiro sairia do trem logo no ponto de check-in. Porém, a GRU não permitiu isso pis alegou que no local onde seria feita a estação eles iriam construir um empreendimento (um shopping center), o que depois eles acabaram desistindo.

    Para piorar isso, a contrapartida foi no sentido de que a GRU iria fazer um sistema de monotrilho para resolver esse problema, sendo que o serviço de ônibus seria provisório. Porém, hoje a GRU não fala nada mais de monotrilho e o serviço de ônibus virou definitivo.

    • Então Sr Dória, se o senhor é tão empreendedor continua a linha pelos terminais, expande por dentro de Guarulhos, deixa algum legado para a população então, ou daqui a 4 anos faz o seguinte abandona tudo e se candidata a presidência tenho certeza que irás ganhar, deixou a prefeitura e virou governador né.
      Bizarro foi o Sr se vestir de gari e nos bairros a zeladoria estar precária. Acorda para realidade quem manda no traçado da linha é a GRU. Então antes de queimar seu partido faz melhor beleza.

  • Enquanto isso, na China em Xangai, o centro da cidade é ligado ao aeroporto distante 36 Km em apenas 13 minutos. Direto, sem escalas e o desembarque acontece na estação de passageiros do aeroporto. Mas, no país Euro-Afro-Tupiniquim…….Saudações,

  • Agradeçam à infraero que não permitiu que o governo do estado de SP construísse a estaçào da CPTM dentro do aeroporto. A concessionaria queria fazer um shopping. Agora, com um governo federal com a cabeça no lugar, depois de termos um desastre de inutilidades publicas federais por mais de uma década, espera-se agora que este absurdo seja corrigido. Alckmim fez o que pode. Bolsonaro fará seu melhor quando acabar com a infraero.

  • Monotrilho, outra bizarrice, da minha casa até a gambiarra de hoje tenho que fazer 4 baldeações, ai seriam 5… daqui a pouco compensa fazer o caminho a pé de tanta troca de modal.
    Devia fazer mais 3 estações da CPTM na porta de cada terminal e pronto.
    Vamos fazer um serviço decente.

  • BIZARRO mesmo ´é ter que rediscutir a engenharia de algo que teoricamente estaria já pronto e funcional, mas não funciona porque foi entregue incompleto..Realmente, foi descomunal o descaso com os passageiros e com todos os trabalhadores do local..Quanto aos turistas que aqui chegam, nem se fala..Ás vezes o ônibus da VIX leva 20 minutos pra passar, ou seja, meia hora ou mais para se chegar à estação…E se for num dia de trânsito ruim esse tempo aumenta ainda mais!!!
    Que belo cartão de visitas aos turistas de fora!!
    Que beleza ver os passageiros todos sacudindo malas por escadas, passarelas e ônibus vagarosos..
    Que bela consideração com toda a comunidade de trabalhadores do local..Que vergonha!
    Atenção Doria, refazer o traçado com 2 outras estações e REBATIZAR a atual estação com um nome mais verdadeiro que o atual ( ex: Taboão)

Publicidade

Assuntos

Cadastre-se em nossa newsletter!

Linkedin – A Máquina de Empregos

Cursinho para Enem

Cadastre-se em nossa newsletter!