Site São Paulo Antiga
Metrô SP

Conhecido por Vila de 1939, bairro do Catumbi vai ganhar estação de Metrô

Catumbi é um bairro da capital paulista, localizado no distrito do Belém em sua porção norte. Basicamente está localizado entre a Avenida Celso Garcia e a Marginal Tietê.

A região deve no futuro abrigar uma estação de Metrô com o mesmo nome do bairro. De acordo com EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste, a parada poderá ser localizada perpendicularmente às ruas Joaquim Carlos e Marcos Arruda, em frente à famosa Praça General Humberto de Sousa Mello.

EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste

A análise aponta que galpões industriais e de serviços predominam o espaço no entorno, além de habitações térreas de padrão médio, tradicionalmente em conjuntos habitacionais e vilas operárias.

De acordo com o site São Paulo Antiga, a região é conhecida por ainda nos dias atuais preservar boa parte de suas construções antigas, a despeito de muitos novos empreendimentos que estão surgindo no bairro. Um exemplo é a Vila de 1939: Um conjunto de 28 casas geminadas. São todos os imóveis com arquitetura similares e erguidos todos juntos.

Site São Paulo Antiga

A Estação

Com plataformas laterais, a parada terá 19 metros de profundidade e potencial de abrigar 15 mil passageiros por dia.

A estação deve ficar entre a a parada Vila Maria, do outro lado do rio tietê, e um estacionamento que deve abrigar trens da Linha 19-Celeste.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus