Especial de férias Metrô SP

Comércio do Brás será atendido por futura estação da Linha 19 do Metrô

O comercio no Brás atrai público de todas as parte do Brasil, sobretudo do setor de vestuário. Há planos de que a Linha 19-Celeste do Metrô corte a região, a futura estação Silva Teles será encarregada de levar e trazer os compradores.

De acordo com o relatório “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste”, há a possibilidade que a parada do Metrô seja instalada na quadra quase total na rua Bresser, que faz esquina com a rua Santa Rita e com a rua Souza Caldas.

Diferente das demais estações que concentram públicos nos horários de pico, a parada poderá ter movimentos atípicos, incluindo no horário de vale.

“Há intenso uso comercial do entorno, predominantemente do setor têxtil e de vestuário. O comércio do entorno tem abrangência metropolitana, indicando que esta estação provavelmente terá movimento de usuários também fora dos horários de pico e com transporte de grandes volumes e sacolas.” – diz o relatório.

A proposta da parada se articula ainda com outros importantes eixos viários de penetração como as ruas João Teodoro, Oriente e a avenida Carlos de Campos. De acordo com o documento, a estação será construída por poços profundos com plataformas em túnel convencional.

A Linha 19-Celeste vai ligar o centro de São Paulo, na estação Anhangabaú e Guarulhos, no Bosque Maia:

GESP

Prazos

Sobre planos, o cronograma inicial e indicativo das fases até a implantação da Linha Celeste: de 2021 até 2025 para a EIA-Rima (impacto ambiental), projeto básico e licitações; de 2023 a 2025, as desapropriações; e de 2024 a 2030, as obras/implantação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus