Reprodução Google
Metrô SP

Conheça a localização da futura estação Jardim Japão do Metrô

O Jardim Japão é um bairro da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Vila Maria. A região ganhou o nome por conta dos nomes de diversas de suas ruas, que fazem referência a cidades japonesas como Kobe, Hiroshima, Nagasaki, Tóquio (nome de praça), Cerejeiras (árvore típica japonesa), Yokohama, Niigata e Osaka.

O bairro deve ganhar uma estação de Metrô, denominada Jardim Japão, do projeto da futura Linha 19-Celeste, que vai ligar o centro de São Paulo até Guarulhos:

De acordo com o EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental do novo eixo metroviário, após a Vila Maria e estações Vila Maria e Curuçá, o túnel que abriga as vias segue até alcançar o eixo central do sítio da estação Jardim Japão.

Estações da Linha 19-Celeste abordadas em artigos do Via Trolebus:

Ela está localizada na confluência entre a Avenida das Cerejeiras e a Rua Osaka. A localização da estação se deve ao partido adotado de não interferência com o Córrego Novo Mundo, canalizado e tamponado, que passa em frente à estação, na Praça Oyeno, que é um parque linear que se estende no sentido de sudeste a noroeste, desde a rod. Pres. Dutra até a porção central do Jardim Japão, na Praça Pres. Jânio da Silva Quadros, e ao longo dele há vários equipamentos desportivos e educacionais.”

Fonte: Metrô de São Paulo

Com plataformas laterais, a estação deverá ser construída através do método Vala a Céu Aberto (VCA) e terá profundidade de 17 metros. Deverá atender cerca de 17 mil passageiros diariamente.

“O uso do solo é predominantemente residencial de baixa densidade e com uso comercial mais intenso ao longo da av. das Cerejeiras, onde a estação se insere. A implantação da estação deve ocorrer sem que haja interferências com a circulação essa avenida, principal corredor de transporte público da região.” – diz ainda o documento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus