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Metrô SP

Além de trem e monotrilho, Av. Jacu-Pêssego terá Metrô

A Avenida Jacu-Pêssego é uma importante via de ligação perimetral na zona leste de São Paulo. Começa no trevo da Rodovia Ayrton Senna, na divisa entre São Paulo e Guarulhos e segue até as imediações do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, com acesso a este no município de Mauá.

Atualmente a avenida conta com a estação Dom Bosco, da Linha 11-Coral da CPTM na região de Itaquera, e está recebendo a futura estação Jacu-Pêssego do monotrilho da Linha 15-Prata na região do Jardim Três Marias. Uma terceira estação deve ser erguida na via, chamada de estação Colônia, do futuro projeto da Linha 16-Violeta.

Fonte: Metrô de SP

Segundo o projeto diretriz do novo eixo de transporte, a futura parada localiza-se na avenida Jacu-Pêssego, junto à rua São Teodoro e próximo à avenida Professor João Batista Conti. No seu entorno, encontram-se indústrias e comércios concentrados ao longo da avenida Jacu-Pêssego, e muitos edifícios residenciais próximos à avenida Professor João Batista Conti.

Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:

Demanda

O documento aponta ainda que a estação terá demanda diária estimada em 30.480 passageiros, sendo 6.443 embarques e 510 desembarques na hora pico da manhã. O atendimento principal será aos moradores do entorno, o que torna importante a integração com ônibus, que será feita com baias para linhas de passagem. O método construtivo utilizado é a vala a céu aberto com plataforma central.

Travessia

O texto ainda diz que será criada uma travessia subterrânea para permitir a transposição da avenida Jacu-Pêssego e da rua Tomé Álvares de Castro em área não paga, criando um corredor que liga os três acessos. O nível dos bloqueios coincide com o nível do mezanino de distribuição. Essa solução foi adotada devido à interferência do coletor-tronco ao longo da avenida que limitava o pé-direito no nível acima do mezanino de distribuição.

Contratação de assessoria

O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado um aviso de licitação para prestação de serviços técnicos especializados de geologia para o acompanhamento técnico, assessoria e controle de qualidade das atividades de sondagens geológicas necessárias ao desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da linha 16-violeta. Segundo o comunicado, a sessão pública de recebimento e abertura está marcada para o dia 24/05/2023.

A nova linha poderá ter 71 trens em operação e um Pátio no bairro da Mooca. Terá algumas inovações em relação as demais linhas, como um túnel construído para quatro vias, além de estações apenas com elevadores no lugar de escadas rolantes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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