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Estação Cidade Tiradentes do Metrô poder ficar ao lado do terminal

A Cidade Tiradentes está situada no extremo leste da cidade de São Paulo, a 35 quilômetros do marco zero, e concentra mais de 40 mil unidades habitacionais, a maioria delas construída na década de 1980. A região conta com muitas moradias, mais com poucos postos de trabalho, o que torna o deslocamento essencial.

Na década passada, os moradores tiveram a promessa da chegada do monotrilho da Linha 15-Prata, o que ainda não ocorreu, e agora surge uma outra expectativa de transporte de massa que pode atender a região: a Linha 16-Violeta do Metrô, que parte do bairro até Cerqueira Cesar, na estação Oscar Freire.

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o projeto diretriz do novo eixo metroviário, disponibilizado pelo Metrô, a futura estação deve ocupar uma área pública em frente ao terminal de ônibus da SPTrans na confluência da avenida dos Metalúrgicos com a avenida Naylor de Oliveira e rua dos Têxteis.

Demanda

É previsto uma demanda diária em 71.230 passageiros, sendo 86% se integram com os ônibus do terminal, sendo a principal funcionalidade da estação atender a essa integração. São 21 linhas de ônibus que passam pelo terminal.

Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:

O posicionamento da estação, sendo a empresa, procurou minimizar impactos nas estruturas existentes. “Buscou-se uma posição que não interferisse nas canalizações, que evitasse a interrupção da avenida dos Metalúrgicos, que possibilitasse uma conexão confortável com o terminal de ônibus e, principalmente, que não afetasse sua operação durante o período de obras.”

A estação será posicionada sob a praça Maria da Graça dos Reis e dois lotes privados, sendo 1.237 m² em terreno do estacionamento das Casas Bahia na rua dos Têxteis e 757 m² em trecho do terreno do estacionamento do hipermercado Extra, na avenida dos Metalúrgicos.

Método construtivo

A definição do método construtivo se baseou no modelo de estação padrão do tipo VCA com plataformas laterais, devido à pouca profundidade (entre 22 m e 33 m com topo do boleto = 756,19).

Acessos

Foram propostos quatro acessos. Os acessos A e B estão previstos na avenida Naylor de Oliveira, junto ao terminal de ônibus, e têm a função de atender à pesada integração entre a estação e o terminal. Optou-se por dividir o fluxo de integração em dois acessos para melhor distribuir os passageiros na calçada, direcionando-os para diferentes acessos do terminal, evitando a concentração dos passageiros em um único ponto. Por estarem em área externa ao terminal, ambos os acessos também atendem aos passageiros lindeiros e o acesso B conta com um bicicletário.

O estudo não menciona a eventual integração da estação da Linha 16 com o monotrilho da Linha 15.

Estágio atual da Linha 16

Prevista para operar em 2039, a nova linha poderá ter 71 trens em operação e um Pátio no bairro da Mooca. Terá algumas inovações em relação as demais linhas, como um túnel construído para quatro vias, além de estações apenas com elevadores no lugar de escadas rolantes.

Atualmente o Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia do futuro eixo metroviário.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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