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Metrô SP

Futura estação do Metrô deve atender o Shopping Aricanduva

A Avenida Rio das Pedras é uma importante via de ligação da Zona Leste de São Paulo. Junto com as avenidas Mateu Bei e Conselheiro Carrão, formam um eixo de transporte que liga São Mateus até a região da Penha e Carrão.

Um ponto importante da via é o Shopping Aricanduva, e a futura estação Rio das Pedras, da Linha 16-Violeta, estará localizada na região.

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o Projeto Diretriz da nova linha, será localizada em um terreno formado por desapropriações na avenida Odilon Pires entre a avenida Aricanduva e a rua Alcides Rocha Miranda. Será lindeira ao rio Aricanduva e ao complexo comercial do shopping Aricanduva.

De acordo com o estudo, terá demanda diária de 56.730 passageiros, dos quais 8.061 embarques e 4.876 desembarques na hora pico da manhã, a estação atenderá principalmente, a leste, o complexo comercial do shopping Aricanduva, um dos maiores do país em área construída e locável.

Terá ainda integração com futuro terminal de ônibus a ser implantado em terreno junto ao centro comercial e que deverá fazer parte do BRT Aricanduva.

O acesso principal da estação foi posicionado na esquina da avenida Odilon Pires com a rua Inhana, permitindo equidistância de atendimento entre o shopping e a avenida Rio das Pedras. Dele partirá a passarela que conduzirá ao terminal de ônibus e ao centro comercial.

Trecho de TBM2

Não apenas importante para os passageiros, mas a futura estação terá um papel importante na construção da Linha. O local deve ser a porta de entrada de uma tuneladora que vai escavar os túneis em direção a futura estação Regente Feijó. Este eixo deve contar com tatuzão menor que o escolhido para o segmento central e oeste, que vai escavar quatro vias.

“A avenida Aricanduva favorece a entrada e saída de materiais e equipamentos e acesso fácil às potenciais áreas de bota fora. Outro aspecto relevante é a viabilidade de arraste da TBM4 na estação de integração Anália Franco, em construção, o que não seria possível com outro diâmetro de TBM. A TBM2 passaria arrastada nas estações Vila Antonieta, Cipriano Rodrigues, Renata, Abel Ferreira e Anália Franco, desembocando na vala a céu aberto da estação Regente Feijó”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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