Dantadd
Metrô SP

54 anos depois, Vila Bertioga volta a ficar na rota do Metrô

O ano era 1968 e era publicado o Relatório HDM com uma rede básica do Metrô, e entre as linhas, a sudoeste-sudeste, com um ramal para a Vila Bertioga, na Mooca.

O eixo proposto deu origem a Linha 4-Amarela, que na porção sudoeste cresceu até a Vila Sônia, tendo suprimida sua extensão sudeste, e atualmente como ponto final na Luz.

Cinquenta e quatro anos depois, em 2022, o Metrô publica o Projeto Diretriz da Linha 16-Violeta, que contempla a instalação do transporte de alta capacidade na mesma Vila Bertioga.

Fonte: Metrô de SP

A Estação

De acordo com o documento, o futuro ponto de embarque poderá ser instalada entre as ruas da Mooca e Pereira Jácome, próxima à praça Alexandre Fleming. “A estação atende à centralidade linear ao longo da rua da Mooca, servindo a uma região de uso do solo misto, com processo de verticalização das edificações residenciais. Também é próxima à rua do Acre, eixo viário importante que liga a rua da Mooca à avenida Salim Farah Maluf. O relevo nessa área é acidentado, variando a cota da superfície a até 13 metros. Isso permite a captação de usuários em pontos com cotas distintas.”.

Quarteirão à esquerda onde poderá ficar a estação

Segundo o estudo, a estação terá uma demanda diária estimada em 10.340 passageiros, sendo 387 embarques e 1.970 desembarques na hora pico da manhã, sendo de demanda baixa. O atendimento principal será aos lindeiros, o que torna importante a integração com ônibus, que se dará por meio de baias para linhas de passagem.

Metrô de São Paulo

A demanda e profundidade da estação deve ser de até 31 metros, com poço central. Este trecho da Linha 16 será construído por meio de um super tatuzão, o TBM4, com quatro vias.

Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:

Alternativas de traçado

O Metrô inicialmente posicionou a futura parada nas quadras a norte da rua da Mooca, entre as ruas Fernando Falcão e Pereira Jácome (Figura 25). “A rua Fernando Falcão é uma centralidade que concentra importante quantidade de lotes comerciais e de serviços. Por este motivo, estudou-se levar a estação para o cruzamento desta via com a rua da Mooca (B). Entretanto foram identificadas duas redes de distribuição da Sabesp neste local, uma com 800 mm e outra com 1.000 mm. A presença destas redes poderia impactar significativamente na obra da estação. Assim, optou-se por cruzá-las apenas com o túnel de vias.”

Então a estação foi posicionada mais a leste (A), sendo próxima à centralidade da rua Fernando Falcão e no sistema viário por onde circulam as linhas de ônibus da região.

Prazos e status atual do projeto

O Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia, seguido do projeto básico da Linha. Após a consolidação desses estudos, será possível estimar um prazo para início das obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus