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Super túnel de futura linha de Metrô vai servir como travessia na Zona Leste

A Avenida Salim Farah Maluf divide basicamente os bairros da Mooca e Tatuapé, sendo um dos eixos que compõe o mini anel viário na capital paulista, que entre outras funções, determina o perímetro do rodízio de veículos.

A região da via onde está localizada o Largo Água Rasa deve ganhar uma nova estação do Metrô, prevista no projeto da futura linha 16-Violeta, que fará a ligação entre a Cidade Tiradentes e Oscar Freire:

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o projeto diretriz da linha, a futura estação Álvaro Ramos poderá ficar nas quadras a norte da rua Major Basílio, nas proximidades com a avenida Salim Farah Maluf. Haverá também acessos na Rua Água Rasa:

Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:

O novo ponto de embarque deverá ter uma demanda diária estimada em 17.480 passageiros, sendo 1.096 embarques e 2.889 desembarques na hora pico da manhã.

O Metrô espera que a estação deva atender sobretudo aos moradores do bairro, ” o que torna importante a integração com ônibus, que será feita com paradas para linhas de passagem”.

Avenida como barreira para travessia

O trecho da Linha 16 que deve conter a estação Álvaro Ramos será construído por uma grande tuneladora, que vai escavar espaços para quatro vias.

Metro de Barcelona, que inspirou projeto da Linha 16-Violeta

A solução que pretende baratear custos, diminuir tamanho de pátio de manobra, deverá ainda ajudar a resolver um problema da região. “A avenida Salim Farah Maluf configura-se como uma grande barreira urbana para os pedestres; não há travessias diretas no trecho da estação”, diz trecho do documento.

O túnel dos trens será usado como travessia e acesso. “O projeto de implantação da estação incluiu caminhos para o pedestre que facilitem seu acesso à estação, considerando o relevo acidentado e a dificuldade de travessia da avenida Salim Farah Maluf”, diz o relatório do Metrô.

Então, a alterativa para questão proposta foi acessos em ambos os lados da avenida que possibilitam a travessia em área não paga (área antes dos bloqueios). Em outras palavras, o passageiro acessa a estação por meio de passagens ao lado de vias dos trens.

“Nesta estação, o nível dos bloqueios coincide com o nível da plataforma superior. Parte do túnel construído pela TBM4 foi aproveitado para fazer a travessia da avenida Salim Farah Maluf. Essa solução foi adotada devido às interferências ao longo da avenida (córrego canalizado e linha de alta tensão), que dificultavam a criação do túnel de ligação entre os acessos. Evitou-se assim a criação de duas linhas de bloqueios e permitiu-se a travessia em área não paga.”

“Estes também permitem captar os usuários de ônibus nas principais vias de acesso e facilitar o acesso dos lindeiros do lado leste da avenida. Haverá ainda acessos para as ruas Água Rasa e Voltolino.”

É previsto que 28 imóveis com área aproximada de 7.651 m sejam desapropriados, e a estação terá 24,9 m de profundidade.

Prazos e status atual do projeto

O Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia, seguido do projeto básico da Linha. Após a consolidação desses estudos, será possível estimar um prazo para início das obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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