Edson Lopes Jr
CPTM Metrô SP

Região do Hospital Santa Marcelina poderá ganhar estação do Metrô e CPTM

A Vila Carmosina, na Zona Leste de São Paulo, fica próximo aos bairros Itaquera, Conjunto Residencial Jose Bonifácio e Jardim Nossa Senhora do Carmo.

É conhecido por abrigar um dos hospitais mais importantes da região, o Santa Marcelina. Trata-se do mesmo nome de uma futura estação que vai conectar uma linha de metrô e uma da CPTM.

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o projeto Diretriz da Linha 16-Violeta, a empresa projeta estação Santa Marcelina na quadra entre a avenida Líder, que possui corredor de ônibus com pista central, e a avenida Doutor Francisco Munhoz Filho, junto ao cruzamento com a rua Guarujá do Sul. A estação estaria próxima da convergência entre a avenida Itaquera – que atende à principal concentração de atividades da região – e duas centralidades lineares organizadas ao longo da avenida Líder e da rua Harry Dannemberg.

Fonte: Metrô de São Paulo

A linha 16 está em projeto, então a localização da futura estação não é definitiva, podendo ser alterada posteriormente com o aprofundamento dos estudos.

Além do Hospital, há outros equipamentos importantes como a Faculdade Santa Marcelina, a AME Santa Marcelina, a UBS Vila Carmosina e diversas clínicas, farmácias tradicionais e de manipulação, além de lojas de produtos hospitalares.

A estação deve atender ao público lindeiro do bairro e ao público usuário das linhas de ônibus que passam no corredor de ônibus da avenida Líder. A projeção de demanda por modo indica que cerca de 70% das entradas serão lindeiras e 30% provenientes do modo ônibus.

O Metrô projeta uma demanda diária estimada em 21.840 passageiros, sendo 4.601 embarques e 380 desembarques
na hora pico da manhã. Terá plataformas laterais e mezanino de distribuição no túnel construído pelo método NATM. Aproximadamente 26 metros de profundidade.

Conexão com a Linha 14-Ônix da CPTM

É previsto no local uma futura estação da futura Linha 14 (Santo André / Guarulhos). Por conta da possibilidade de integração nesta estação, o poço e o mezanino de distribuição da estação da Linha 16 devem prever espaços para acréscimo de escadas rolantes suplementares.

STM

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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