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Metrô SP

Avenida Dom Pedro I deve ganhar estação de metrô

A Avenida Dom Pedro I corta a região do chamado baixo Ipiranga. A também chamada de Vila Monumento conta com a famosa esquina da avenida com a rua Independência e a região deve no futuro ganhar uma estação de metrô do projeto da Linha 16-Violeta, que vai ligar as estações Oscar Freire e Cidade Tiradentes.

Fonte: Metrô de SP

Segundo o projeto diretriz do novo empreendimento, a futura parada poderá estar instalada na esquina da avenida Dom Pedro I com a rua da Independência e a rua Leandro de Carvalho. A estação é próxima ao Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) e a centralidades lineares concentradas ao longo do binário viário formado pelas ruas da Independência e Clímaco Barbosa. Está localizada a 500 metros do local onde está previsto o futuro shopping Cosmopolitano, atualmente com obras paradas e composto hoje apenas de uma unidade do hipermercado Carrefour.

Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:

Demanda

Segundo o documento, a parada terá uma demanda diária estimada em 12.810 passageiros, sendo 415 embarques e 2.506 desembarques na hora pico da manhã. A função principal é atender ao público lindeiro do bairro. Num segundo plano, a estação atende ao público usuário das linhas de ônibus que passam na avenida Dom Pedro I.

São um total de 14 linhas urbanas gerenciadas pela SPTrans com frequência máxima de 100 ônibus por hora que passam no local, além de quatro linhas metropolitanas (EMTU) com frequência máxima de sete ônibus/h.

A estação

O projeto da estação prevê em poço central e plataformas sobrepostas dentro do túnel construído por TBM4, um super tatuzão. As plataformas inferiores estão a mais de 30 metros de profundidade em relação à superfície; esta profundidade juntamente com a baixa demanda prevista levou à escolha de elevadores de alta capacidade para fazer a comunicação do nível da linha de bloqueios com as plataformas. São sete estações da Linha 16 que terão elevadores no lugar de escadas rolantes. Confira quais são.

Saída para o pátio

O poço foi posicionado na extremidade leste das plataformas por conta da via de reversão do trem a oeste dos AMVs para as vias de acesso ao pátio Henry Ford, a leste da estação, que determinaram a posição das plataformas.

A Linha 16 e a malha

A Linha 16-Violeta está na fase da contração do anteprojeto de engenheira e projeto básico, e deverá transportar mais de oitocentos mil passageiros diariamente, beneficiado 1,46 milhão de habitantes e facilitar o acesso a 968 mil empregos que estão em sua área de influência direta. Outros 16,2 milhões de habitantes que estão na área de influência indireta também serão beneficiados pela nova linha e poderão conectar-se a uma rede sobre trilhos com mais de quinhentos quilômetros de extensão e trezentas estações em 2039.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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