Reprodução Google
Metrô SP

Conheça a estação Vila Antonieta do Metrô

Vila Antonieta é um bairro do distrito de Aricanduva, localizado na região leste do município de São Paulo. A região deve ganhar no futuro uma estação de Metrô, do projeto da Linha 16-Violeta, que vai ligar a Cidade Tiradentes até Oscar Freire:

Fonte: Metrô de SP

De acordo com o projeto diretriz da Linha 16, a estação Vila Antonieta poderá ser instalada no eixo da rua Padre Manuel Luís de Vergueiro, junto à avenida dos Nacionalistas. É pensada para estar próxima às centralidades lineares das avenidas Inconfidência Mineira e Nacionalistas e à avenida Aguiar da Beira, importante eixo de acesso ao vale do rio Aricanduva e via onde há planos para a implantação de corredor de ônibus.

Demanda

O Metrô estima uma uma demanda diária estimada em 31.960 passageiros, sendo 6.124 embarques e 1.165
desembarques na hora pico da manha. Passam pela região um total de 12 linhas municipais (SPTrans) com frequência máxima de 98 ônibus/h.

Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:

Método construtivo

A construção deve adotar Vala a céu aberto (VCA) com as plataformas em NATM (Novo Método Austríaco de Tunelamento). A integração com ônibus será feita com paradas para linhas de passagem.

Acessos

O projeto tomou partido do terreno acidentado para prever acessos em cotas diferentes. O acesso B, no cruzamento entre a rua Salvador Rodrigues e a avenida dos Nacionalistas, foi previsto na cota 759,01, mais baixa, e permite o acesso direto ao nível de bloqueios. O acesso A, voltado para a avenida dos Nacionalistas, foi previsto na cota 769,09 e se conecta ao nível de bloqueios por meio de escadas rolantes. Essa configuração permite a passagem de pedestres em área não paga por dentro da estação, um caminho alternativo, coberto e mais confortável para acessar a parte mais alta do bairro.

A partir do acesso B, pode ser executado posteriormente um outro túnel para uma ligação subterrânea com a avenida Aguiar da Beira. A área desapropriada entre a avenida Aguiar da Beira e a rua Salvador Rodrigues foi pensada como uma praça onde esse futuro túnel pode desembocar.

Para viabilizar a captação de usuários tanto da parte alta quanto da parte baixa do bairro e minimizar percursos negativos, o projeto da estação colocou o nível dos bloqueios logo acima do nível de distribuição. As salas técnicas e operacionais cabem dentro da vala, liberando a superfície para empreendimentos.

Estágio atual da Linha 16

Prevista para operar em 2039, a nova linha poderá ter 71 trens em operação e um Pátio no bairro da Mooca. Terá algumas inovações em relação as demais linhas, como um túnel construído para quatro vias, além de estações apenas com elevadores no lugar de escadas rolantes.

Atualmente o Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia do futuro eixo metroviário.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus