O Via Trolebus finaliza as análises dos 23 possíveis locais das estações da futura Linha 16-Violeta, que vai ligar a Cidade Tiradentes e Oscar Freire. Os conteúdos foram feitos a partir do extenso projeto diretriz do novo eixo metroviário, disponibilizado pelo Metrô.
A última estação a ser analisa é a o Cipriano Rodrigues, no limite entre os bairros Chácara Belenzinho e Jardim Vila
Formosa. A futura parada poderá estar situada na avenida Cipriano Rodrigues, entre a rua Aurora das Dores e a rua Mercedes Miguel:
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Oscar Freire;
- Estação 9 de Julho;
- Estação Jardim Paulista;
- Estação Paraíso;
- Estação Aclimação;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Independência;
- Pátio Henry Ford;
- Estação São Carlos;
- Estação Paes de Barros;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Álvaro Ramos;
- Estação Regente Feijó;
- Estação Anália Franco;
- Estação Renata;
- Estação Abel Ferreira
- Estação Vila Antonieta;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação Jardim Brasília;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Colônia
- Estação Fazenda do Carmo.
- Estação Cidade Tiradentes;
A localização
Segundo o documento, a via é uma centralidade linear de caráter local, faz interligação entre a avenida João XXIII e a avenida Águia da Beira, importante eixo de acesso ao vale do rio Aricanduva.
A estação
Terá demanda diária estimada em 20.680 passageiros, sendo 4.366 embarques e 350 desembarques na hora pico da manhã. A função principal da estação é atender ao público usuário das linhas de ônibus que passam na avenida Cipriano Rodrigues, bem como ao público que mora no bairro. O projeto da estação consiste numa vala a céu aberto com plataformas laterais que estão a cerca de 20 metros de profundidade em relação à superfície.
Os dois acessos da estação estão posicionados na extremidade oeste da vala, junto à esquina com as ruas Aurora das Dores e Firmino Peacci. O acesso A está localizado junto à pista sentido centro da avenida Cipriano Rodrigues e o acesso B, na pista sentido bairro junto à esquina com a rua Firmino Peacci.
Estágio atual da Linha 16
O Metrô de São Paulo escolheu empresa para prestação de serviços técnicos especializados de geologia para o acompanhamento técnico, assessoria e controle de qualidade das atividades de sondagens geológicas necessárias ao desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da Linha 16-violeta.
A operadora apontou a empresa Moretti Engenharia Consultiva como a proponente com a melhor proposta, e agora a concorrente terá que apresentar os documentos necessários para sua contratação.