O Metrô de São Paulo deve iniciar o cadastro de imóveis que futuramente serão desapropriados para as obras da expansão da Linha 2-Verde e da futura Linha 19-Celeste, segundo publicação do site Diário dos Trilhos. O texto cita que previsões como em 2024 o início das desapropriações e para 2025 o início das obras.
O projeto da Linha 2-Verde prevê a extensão da Penha até a futura estação Dutra, nas proximidades do Shopping Internacional, enquanto a Linha 19-Celeste, parte do centro de São Paulo até o Bosque Maia.
Estudo decisivo da Linha 19
O Governo de São Paulo assinou contrato para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô em dezembro de 2021, etapa importante para implantação do futuro eixo de transportes que vai ligar São Paulo até Guarulhos.
Segundo o relatório integrado 2022 da companhia, atualmente estão em execução os serviços de Sondagens e Ensaios Geotécnicos e o Projeto Básico, com previsão de conclusão em setembro de 2023.
Estações da Linha 19-Celeste abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Anhagabaú;
- Estação São Bento;
- Estação Pari;
- Estação Silva Teles;
- Estação Catumbi;
- Estação Vila Maria;
- Estação Curuça;
- Estação Jardim Japão;
- Estação Jardim Brasil;
- Estação Jardim Julieta;
- Estação Vila Augusta;
- Pátio Vila Medeiros;
- Estação Itapegica;
- Estação Dutra;
- Estação Vila Augusta;
- Estação Guarulhos;
- Estação Bosque Maia;
O documento cita que a Linha 19-Celeste vai ligar as estações Anhangabaú e Bosque Maia, e está projetada para uma extensão operacional 16,9 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros, Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.
Corta Guarulhos (segundo município mais populoso do estado de São Paulo) além dos bairros de Vila Medeiros, Vila Maria e Pari, ligando-os ao centro de São Paulo. São previstas conexões com a Linha 3-Vermelha (estação Anhangabaú) Linha 1-Azul (estação São Bento) e Linha 2-Verde (estação Dutra) e com a CPTM nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral (estação Pari).
Apesar de não existir prazo para o início das obras, a atual gestão já informou que pretende tirar o projeto do papel por meio de uma concessão.