O Conjunto Habitacional Fazenda do Carmo, conhecido por Fazenda do Carmo, é uma bairro localizado na Zona Leste de São Paulo. É um bairro relativamente novo, criado nos anos 90. Na década houve um mutirão da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, quando foram entregues cerca de 1600 apartamentos, pelo então governador na época Mario Covas.
A região tem uma característica marcante da zona leste, que é a concentração de habitações e poucas opções de trabalho, o que torna o deslocamento para regiões distantes, inevitável.
A região deve no futuro ganhar uma estação de Metrô, a Fazenda do Carmo, que pertence a futura Linha 16-Violeta, que vai ligar a Cidade Tiradentes até Oscar Freire:
Segundo o projeto diretriz da Linha 16, a estação Fazenda do Carmo localiza-se entre a estrada Iguatemi, perto do cruzamento com a avenida 24 de Agosto, e o córrego Itaquera, no bairro de Fazenda do Carmo. Segundo a análise, na região, a estrada Iguatemi possui um largo canteiro central e as duas pistas possuem um desnível de oito metros entre si. A estação localiza-se nas proximidades de uma concentração de atividades comerciais estabelecidas na estrada Iguatemi em seu cruzamento com a estrada do Jaú e com a rua Inácio Monteiro.
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Paes de Barros;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação São Carlos;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Paraíso;
- Pátio Henry Ford;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Jardim Brasília;
- Estação Álvaro Ramos;
- Estação Renata;
- Estação Anália Franco;
- Estação 9 de Julho;
- Estação Aclimação;
- Estação Independência;
- Estação Cidade Tiradentes.
Demanda
O Metrô projeta uma demanda diária de 36.440 passageiros, sendo 8.450 embarques e 87 desembarques na hora pico manhã. A nova parada deve possuir duas funções principais: atendimento ao público lindeiro do bairro e ao público usuário das linhas de ônibus que passam na estrada Iguatemi, onde existe previsão de futuro corredor de ônibus da SPTrans. A projeção de demanda por modo indica que cerca de 70% das entradas serão lindeiras e 30% provenientes do modo ônibus. Atualmente 18 linhas de ônibus municipais passam pela região, com frequência máxima de 106 ônibus por hora. O principal fluxo de ônibus está localizado na estrada do Iguatemi com 14 linhas por sentido.
Método Construtivo
A estação deve ser construída em vala a céu aberto (VCA) para a circulação vertical no trecho mais baixo do terreno, a leste da estrada Iguatemi, e em túnel em NATM contendo plataforma central e mezanino de distribuição. A estação encontra-se transversa a uma área de vale, com desnível de 23 metros entre o ponto mais alto e o mais baixo da área desapropriada.
Moradias
O Metrô estima que haverá uma desapropriação de três imóveis com área aproximada de 19.840 m. Uma premissa que a empresa segue, descrita no estudo, é minimizar desapropriação nas áreas de favela.
Estágio atual da Linha 16
Prevista para operar em 2039, a nova linha poderá ter 71 trens em operação e um Pátio no bairro da Mooca. Terá algumas inovações em relação as demais linhas, como um túnel construído para quatro vias, além de estações apenas com elevadores no lugar de escadas rolantes.
Atualmente o Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia do futuro eixo metroviário.