O Jardim Julieta fica na zona norte de São Paulo, próximo ao Rio Cabuçu e a rodovia Fernão Dias. No futuro, com a implantação da Linha 19-Celeste do Metrô, deve conter a estação Jardim Julieta, que poderá estar situada em ambos os lados da rua Agostinho de Aragão, estendendo-se desde a av. do Poeta, a oeste, até a av. João Simão de Castro, a leste, que recebe a alça de saída da rod. Fernão Dias sentido centro.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental da Linha 19, além dessa grande gleba a desapropriar, também será instalada uma subestação de energia para a linha, em área entre as ruas Claudio Santos, av. João Simão de Castro e rua Renato Serra.
Estações da Linha 19-Celeste abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Vila Augusta;
- Estação São Bento;
- Estacionamento Belém ;
- Estação Silva Teles;
- Estação Anhagabaú;
- Pátio Vila Medeiros;
- Estação Dutra;
- Estação Bosque Maia;
- Estação Pari;
- Estação Vila Maria;
- Estação Catumbi,
- Estação Jardim Japão;
- Estação Jardim Brasil.
Há a expectativa de que a Linha 19 seja implantada em fases, sendo a primeira da estação Jardim Julieta até Pari. A parada em questão neste artigo fica bem próximo ao futuro pátio de manobras da Linha 19, e terá vias de acesso para área:
O entorno da estação conta com comércios relacionados as proximidade com as Rod. Fernão Dias e Pres. Dutra. A av. João Simão de Castro, que promove a circulação Leste-Oeste na área, mas a vantagem da localização da estação
é aproximá-la dos bairros Jardim Brasil e Parque Edu Chaves, ambos residenciais, favorecendo o atendimento desta concentração populacional.
Pátio Vila Medeiros
A sudeste da parada encontra-se a grande gleba onde será instalado o Pátio Vila Medeiros. Ele é limitado a leste pelo rio Cabuçú de Cima e se estende ao sul até a rua Cabo Norberto Enrique Weber e a oeste por fundos de ocupações e pela rua Samuel Lucas.
Saindo da estação Jardim Julieta, a linha aflora cerca de 300m no meio da gleba do Pátio, de onde se ramificam as linhas de estacionamento de trens que o compõem, tratando-se de área contaminada da antiga fábrica Estrela:
Estágio atual
Atualmente, está sendo desenvolvido o projeto básico da linha, com expectativa de finalização para este ano.