O Metrô de São Paulo publicou por meio do Diário Oficial do Estado, um aviso de licitação para prestação de serviços técnicos especializados de engenharia para execução de investigações geotécnicas/sondagens, mapeamento e cadastramento de redes de utilidades públicas para subsidiar o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia da futura Linha 16-violeta.
A empresa está contratando, além do anteprojeto de engenheira, o projeto básico que é um passo importante antes do início das obras.
O novo eixo de transporte de massa vai ligar as estações Cidade Tiradentes e Oscar Freire. Os seus anexos estarão disponíveis gratuitamente no site da companhia a partir do dia 16 de janeiro de 2023. A sessão publica ocorre em 16/02/2023.
A Linha 16
Serão 32 quilômetros de extensão e 23 estações da Linha 16 que deve servir como alternativa na Zona Leste de São Paulo para as lotadas linhas 3-Vermelha e 11-Coral. Deve ainda servir como via auxiliar para o monotrilho da Linha 15-Prata em um cenário onde o meio de transporte faça integração com a linha violeta em Cidade Tiradentes.
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Paes de Barros;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação São Carlos;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Paraíso;
- Pátio Henry Ford;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Jardim Brasília;
- Estação Álvaro Ramos;
- Estação Renata;
- Estação Anália Franco;
- Estação 9 de Julho;
- Estação Aclimação;
- Estação Independência.
Prevista para operar em 2039, a nova linha poderá ter 71 trens em operação e um Pátio no bairro da Mooca. Terá algumas inovações em relação as demais linhas, como um túnel construído para quatro vias, além de estações apenas com elevadores no lugar de escadas rolantes.