Vila Maria é um bairro da Zona Norte de São Paulo com mais de 100 anos de existência, e uma de suas vias principais é a Avenida Guilherme Cotching, que no futuro abrigará uma nova estação de Metrô, do projeto da Linha 19-Celeste.
De acordo com o EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, o futuro ponto de embarque terá profundidade de 20 metros, e poderá ser construído parcialmente no leito da avenida entre as ruas Antônio Fonseca e Alcântara.
Essas vias se ligam à av. Nadir Dias Figueiredo, importante ligação entre os bairros ao norte da cidade e a Marginal Tietê. São previstos acesso nos dois lados da via, para que o passageiro não tenha que atravessar.
O estudo ainda aponta a implantação de um terminal urbano da SPTrans nas proximidades da Ponte da Vila Maria. O entorno conta com solo misto, com predominância de uso comercial ao longo da Avenida, e pelas ruas do entorno, há uso residencial horizontal de padrão médio.
Estações da Linha 19-Celeste abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Vila Augusta;
- Estação São Bento;
- Estacionamento Belém ;
- Estação Silva Teles;
- Estação Anhagabaú;
- Pátio Vila Medeiros;
- Estação Dutra;
- Estação Bosque Maia;
- Estação Pari;
- Estação Catumbi.
Limite do rodízio de veículos e próxima a rodovia.
O Estudo ainda considera que a Estação Vila Maria vai possuir um potencial de integração com automóvel devido à sua localização, próxima a vias de acesso macrometropolitano como a rod. Pres. Dutra e Via Marginal do Rio
Tietê, e ainda por estar inserida fora do perímetro do Rodízio Municipal. Mas a publicação afirma que qualquer proposta deve levar em conta a importância da fluidez do tráfego e acessibilidade da av. Guilherme Cotching pelas conexões que ela possibilita.
Previsão de obras
O Governo do Estado de São Paulo tem planos de conceder a Linha 19-Celeste do Metrô para a iniciativa privada, e o objetivo de iniciar as obras em 2024.
Recentemente foi feita as audiências públicas do projeto. Houve ainda um reajuste na demanda prevista, agora na casa dos 684 mil passageiros por dia.
Sobre planos, o cronograma inicial e indicativo das fases até a implantação da Linha Celeste:
- de 2021 até 2025 para a EIA-Rima (impacto ambiental), projeto básico e licitações;
- de 2023 a 2025, as desapropriações;
- de 2024 a 2030, as obras/implantação.