O Jardim Japão é um bairro da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Vila Maria. A região ganhou o nome por conta dos nomes de diversas de suas ruas, que fazem referência a cidades japonesas como Kobe, Hiroshima, Nagasaki, Tóquio (nome de praça), Cerejeiras (árvore típica japonesa), Yokohama, Niigata e Osaka.
O bairro deve ganhar uma estação de Metrô, denominada Jardim Japão, do projeto da futura Linha 19-Celeste, que vai ligar o centro de São Paulo até Guarulhos:
De acordo com o EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental do novo eixo metroviário, após a Vila Maria e estações Vila Maria e Curuçá, o túnel que abriga as vias segue até alcançar o eixo central do sítio da estação Jardim Japão.
Estações da Linha 19-Celeste abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Vila Augusta;
- Estação São Bento;
- Estacionamento Belém ;
- Estação Silva Teles;
- Estação Anhagabaú;
- Pátio Vila Medeiros;
- Estação Dutra;
- Estação Bosque Maia;
- Estação Pari;
- Estação Vila Maria;
- Estação Catumbi.
“Ela está localizada na confluência entre a Avenida das Cerejeiras e a Rua Osaka. A localização da estação se deve ao partido adotado de não interferência com o Córrego Novo Mundo, canalizado e tamponado, que passa em frente à estação, na Praça Oyeno, que é um parque linear que se estende no sentido de sudeste a noroeste, desde a rod. Pres. Dutra até a porção central do Jardim Japão, na Praça Pres. Jânio da Silva Quadros, e ao longo dele há vários equipamentos desportivos e educacionais.”
Com plataformas laterais, a estação deverá ser construída através do método Vala a Céu Aberto (VCA) e terá profundidade de 17 metros. Deverá atender cerca de 17 mil passageiros diariamente.
“O uso do solo é predominantemente residencial de baixa densidade e com uso comercial mais intenso ao longo da av. das Cerejeiras, onde a estação se insere. A implantação da estação deve ocorrer sem que haja interferências com a circulação essa avenida, principal corredor de transporte público da região.” – diz ainda o documento.