Empresa do mundo tudo estão suspendendo rotas por conta do surto do coronavírus. Mas, parece que o cenário não tem atingido diretamente o mercado sul-americano, onde está inserido o Brasil. O mercado local está sofrendo perdas, mas por outros motivos.
A IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos, não mencionou impacto financeiro na América Latina em seu último comunicado de imprensa sobre o coronavírus. Todos os mercados em todo o mundo, exceto os latino-americanos e os africanos, deverão ter grandes perdas na receita de passageiros.
O órgão, no entanto, apontou que a demanda internacional de passageiros em janeiro aumentou em todas as regiões, com exceção da América Latina.
“O tráfego de transportadoras latino-americanas agora está particularmente fraco por quatro meses consecutivos, refletindo a contínua agitação social e dificuldades econômicas em vários países da região não relacionados ao COVID-19″. – diz o comunicado.
Poucas rotas suspensas por conta do Coronavírus
No início desta semana, a Aeromexico anunciou a redução de 50% de seus vôos diários da Cidade do México para Seul. Já o Grupo LATAM suspendeu sua rota São Paulo-Milão. O CEO da Avianca, Anko van der Werff, disse que, se o coronavírus não se espalhar na América Latina, eles ainda podem ter “um ano muito melhor que 2019”.