Coronavírus está afetando o mercado aéreo na America Latina?

Empresa do mundo tudo estão suspendendo rotas por conta do surto do coronavírus. Mas, parece que o cenário não tem atingido diretamente o mercado sul-americano, onde está inserido o Brasil. O mercado local está sofrendo perdas, mas por outros motivos.

A IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos, não mencionou impacto financeiro na América Latina em seu último comunicado de imprensa sobre o coronavírus. Todos os mercados em todo o mundo, exceto os latino-americanos e os africanos, deverão ter grandes perdas na receita de passageiros.

O órgão, no entanto, apontou que a demanda internacional de passageiros em janeiro aumentou em todas as regiões, com exceção da América Latina.

O tráfego de transportadoras latino-americanas agora está particularmente fraco por quatro meses consecutivos, refletindo a contínua agitação social e dificuldades econômicas em vários países da região não relacionados ao COVID-19″. – diz o comunicado.

Poucas rotas suspensas por conta do Coronavírus

No início desta semana, a Aeromexico anunciou a redução de 50% de seus vôos diários da Cidade do México para Seul. Já o Grupo LATAM suspendeu sua rota São Paulo-Milão. O CEO da Avianca, Anko van der Werff, disse que, se o coronavírus não se espalhar na América Latina, eles ainda podem ter “um ano muito melhor que 2019”.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus