Após a compra de 50 unidades do modelo Airbus A321XLR pela United Airlines, onde surgiram especulações de que a terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos e do mundo deixaria de adquirir aeronaves da Boeing, a operadora agora diz que o novo avião de médio porte (NMA) da fabricante norte-americana ainda não está fora de cena.
O site Flightglobal relata que a United ainda não descartou o NMA: “Atualmente, a Boeing não possui uma aeronave equivalente ao A321XLR para atender às nossas necessidades operacionais específicas. Vamos dar uma olhada no NMA”, diz um comunicado.
O Boeing 797, oficialmente conhecido por New Midsize Airplane – NMA, é um projeto para uma aeronave comercial bimotor de transporte de passageiros e mercadorias. O projeto foi apresentado no Paris Air Show de 2017. Será a primeira aeronave comercial da Boeing desde o lançamento do 787 Dreamliner. Segundo a apresentação em Paris, esta nova aeronave terá uma fuselagem e asas construídas com materiais compósitos.
Possivelmente, terá uma capacidade entre 220 e 270 passageiros e um alcance de quase 10000 quilômetros ou 10 horas de voo. Planeja-se que a aeronave entrará no mercado por volta de 2025.
Especula-se que terá uma fuselagem entre o Boeing 757 e 767 porém com novas tecnologias, tendo como concorrente o Airbus A321.