Metrô SP Agora

Linha 3-Vermelha do Metrô terá maiores intervalos no final de semana

O Metrô de São Paulo informou que no neste sábado, 7 de dezembro, das 20h até o encerramento da operação, e no domingo (8), das 4h40 ao meio-dia, os trens da Linha 3-Vermelha devem circular com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo para permitir a realização de obras de implantação do novo sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC).

Segundo a companhia, para a instalação dos novos equipamentos, os trens irão circular por uma única via (singela) no trecho entre as estações Tatuapé e Belém. Após às 12h, esta estratégia será desativada e a circulação das composições normalizada.

O que é CBTC?

CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, é uma nova funcionalidade que atualmente esta presente nas Linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-lilás e 15-Prata do Metrô de São Paulo, e esta em fase de implantação nas linhas 1-Azul, 3-vermelha, e futuramente nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

Os sistema da a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são transmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema antigo, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios