Aquele que seria um dos mais polêmicos projetos de mobilidade urbana acaba de ganhar aval da empresa que faz a engenharia de trafego na maior capital Brasileira. Não, não falo das ciclovias, e sim do Elevado Costa e Silva, vulgo minhocão. Na verdade a polêmica que envolve as ciclovias hoje, amanhã será transferida ao viaduto que corta os bairros do Centro e Santa Cecília.
De acordo com Coluna do jornalista Leão Serva, da Folha de São Paulo, o estudo da CET da conta de “que a demolição do Elevado Costa e Silva é possível, mas implicará adequação do sistema viário existente”.
O órgão municipal alerta de que mudanças em vias paralelas devem ser feitas para absorver o fluxo intenso de automóveis: um dos cenários é a construção de uma avenida no lugar da via férrea por onde passam hoje as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além dos trens cargueiros. Para tanto, a ferrovia deveria ser enterrada entre as estações Lapa e Brás. O outro cenário, mais realista, enxerga na absorção do fluxo do minhocão às vias existentes.
A desativação do minhocão esta prevista no mais recente Plano Diretor, que traça os rumos do crescimento da capital por 16 anos.