Estudos da CET apontam viabilidade para fechamento do Minhocão

Aquele que seria um dos mais polêmicos projetos de mobilidade urbana acaba de ganhar aval da empresa que faz a engenharia de trafego na maior capital Brasileira. Não, não falo das ciclovias, e sim do Elevado Costa e Silva, vulgo minhocão. Na verdade a polêmica que envolve as ciclovias hoje, amanhã será transferida ao viaduto que corta os bairros do Centro e Santa Cecília.

De acordo com Coluna do jornalista Leão Serva, da Folha de São Paulo, o estudo da CET da conta de “que a demolição do Elevado Costa e Silva é possível, mas implicará adequação do sistema viário existente”.

O órgão municipal alerta de que mudanças em vias paralelas devem ser feitas para absorver o fluxo intenso de automóveis: um dos cenários é a construção de uma avenida no lugar da via férrea por onde passam hoje as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, além dos trens cargueiros. Para tanto, a ferrovia deveria ser enterrada entre as estações Lapa e Brás. O outro cenário, mais realista, enxerga na absorção do fluxo do minhocão às vias existentes.

A desativação do minhocão esta prevista no mais recente Plano Diretor, que traça os rumos do crescimento da capital por 16 anos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus