Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM Metrô Mobilidade Urbana São Paulo

Alteração na operação da CPTM, metrô e EMTU devido feriado

Próxima sexta-feira (9) teremos o feriado do Dia da Revolução constitucionalista de 1932, e isso causará causa uma pequena alteração na operação das empresas que são ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), que seguirá com uma demanda menor, como se fosse a operação de um sábado.

Vale lembrar que sábado (10) e domingo (11) as linhas terão circulação normal, com exceção da Linha 12-Safira, que continua recebendo obras para melhorias, visando ampliar a velocidade de circulação dos trens ao redor da Estação Engenheiro Goulart (que atende as Linhas 12-Safira e 13-Jade.

Principais Alterações no fim de semana:

EMTU

Nesta sexta-feira, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a programação horária de domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão a operação do feriado equivalente à programação dos sábados. No fim de semana (10 e 11/7), a operação é normal, com tabela horária correspondente ao respectivo dia – sábado ou domingo. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô

Durante o feriado, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás vão funcionar com oferta de trens equivalente a um domingo. As equipes estarão prontas para ajustar a frota se necessário. No fim de semana, a operação terá a circulação de trens igual a de outros sábados e domingos.

Linha 15

Já a Linha 15-Prata terá paralisação parcial na sexta (9) e no domingo (11). Entre 4h40 e 14h, a linha estará fechada para a realização de testes do sistema de controle e os passageiros terão a opção dos ônibus gratuitos do Paese entre São Mateus e Vila Prudente. No sábado (10), a linha vai funcionar normalmente.

Bikes

Durante todo o feriado desta sexta-feira, assim como no fim-de-semana, os passageiros poderão embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Fonte: CPTM

 

Sobre o autor do post

Carla Rodrigues

Via Trolebus