Mobilidade Urbana

São Paulo perde mais dinheiro em cogestionamento do que arrecada por ano

O problema do trânsito em São Paulo não causa apenas efeitos na poluição do ar, mas também prejuízos ao município. De acordo com reportagem do “Estado de São Paulo”, tais prejuízos têm praticamente dobrado a cada quatro anos, como mostra levantamento da Fundação Getulio Vargas. Dados preliminares apurados pelo economista Marcos Cintra, vice-presidente da FGV-SP, apontam que já passa dos R$ 50 bilhões o montante que a São Paulo perde, ou deixa de ganhar, por ano.

Os dados indicam que o valor é maior que o orçamento da Prefeitura de São Paulo para 2013, de R$ 42 bilhões: “É um aumento muito significativo desse custo no período. E não tem nada artificial que tenha colaborado, é o crescimento vegetativo dos problemas de trânsito”, diz Cintra, que também é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

Para chegar a estes números, os especialistas calculam o tempo perdido nos congestionamentos, em horas de trabalho ou de lazer, além das perdas com combustíveis no congestionamento, gastos com saúde por causa da poluição e até as horas perdidas pelos indivíduos. Mas desse total 75% correspondem a riquezas que deixam de ser produzidas enquanto a fila não anda. Em 2008, iam para o ralo, segundo o cálculo, R$ 33 bilhões – ante R$ 14 bilhões em 2004. É o que se convencionou chamar de Custo São Paulo.

Segundo Cintra, os fatores mais preponderantes para o aumento desse custo nos últimos quatro anos são o aumento da frota e a queda na velocidade média. São Paulo combina uma frota de mais de 7 milhões de veículos e um serviço deficiente de transporte público.

Soluções

A reportagem finaliza com opinião do consultor de trânsito Luiz Célio Bottura, que defende que é possível resolver os problemas de mobilidade de São Paulo com pouco dinheiro e em prazo curto. “É só não fazer mais equívocos, não pagar obras mais caras do que são e arrumar soluções menos antiquadas.” As ações propostas por ele têm por base um tripé: intervenção nos mil pontos em que o motorista demora para avançar mais de duas trocas do verde no semáforo, fazer corredores de ônibus com concessão urbanística e a inspeção veicular de segurança que tiraria os carros velhos da rua e substituiria por créditos de compra. “Não precisa dinheiro público, dá para consertar o congestionamento dando lucro para a iniciativa privada.”

Por Renato Lobo, com as informações de “Agência Estado

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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