Ciclista

Motoristas reclamam de trânsito aos domingos devido ciclofaixas

As ciclofaixas são um sucesso. Não há quem negue. Mas muitos motoristas que utilizam as vias de São Paulo aos domingos e feriados veem as ciclofaixas como mais um obstáculo ao invés de benefício.

As ciclofaixas são montadas aos domingos e feriados , das 7:00 as 16:00, e ocupam o canteiro central das principais avenidas da cidade. Por conta disto, os congestionamentos estão aumentando nesses dias.

A Avenida Paulista, que recebeu a ciclofaixa neste semestre, não registrava congestionamentos aos domingos. No último dia 11, a via registrou 11km de congestionamento.

Na região, o ponto mais complicado é na avenida Bernardino de Campos, quando as ciclofaixas da Paulista e da Vergueiro se encontram. Ontem, ciclistas e motoristas chegaram a trocar ofensas em frente à Unip, onde o trânsito era ainda mais complicado por causa da prova da Fuvest.

A CET afirma que fiscaliza as vias com ciclofaixas, porém, como a demandar é menor, o efetivo também menor. Os custos de implantação das ciclofaixas são bancados pela Bradesco Seguros.A CET afirma que as ciclofaixas “incentivam o uso da bicicleta como forma de deslocamento” e que “a utilização delas por mais de 500 mil pessoas já demonstra uma convivência mais harmoniosa na relação bicicletas e demais veículos”.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus