VLT

TremViaSantos vai fabricar trens para VLT de Santos

Quem deve fabricar os trens do VLT de Santos é o Consórcio TremViaSantos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh España S.A. Serão 22 composições para o sistema que vai ligar Santos a São Vicente, no Litoral Paulista.

A EMTU prevê que a primeira composição seja entregue em maio de 2014. O Governo do estado, só para a compra destes veículos, deve desembolsar R$ 284,3 milhões.

O primeiro trecho do VLT, que deve ser inaugurado também em 2014, tem 11 quilômetros entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal do Porto, em Santos – SP. Também está prevista uma extensão em Santos entre a Estação Conselheiro Nébias e o Valongo, num total de seis quilômetros.

As composições terão 2,65 m de largura, 44 m de comprimento, capacidade de 400 passageiros, além de alcançarem velocidade máxima de 80 Km/h e média operacional de 25 km/h. Os veículos possuem ar refrigerado e são do tipo piso baixo, para aumentar a acessibilidade.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus