A Vale anunciou, nesta quarta-feira (26/3), um acordo com a Wabtec Corporation (NYSE:WAB) para a aquisição de 50 novas locomotivas da série Evolution, que serão destinadas à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Estrada de Ferro Carajás (EFC). A compra faz parte do programa de modernização da frota da mineradora e de sua estratégia de descarbonização, visando aumentar a eficiência e reduzir as emissões em suas operações ferroviárias.
As locomotivas serão fabricadas na unidade da Wabtec em Contagem (MG), com as primeiras entregas previstas para 2026. Segundo Carlos Medeiros, Vice-Presidente de Operações da Vale, a escolha desses modelos foi baseada em seu desempenho consolidado no mercado e alinhada ao compromisso da empresa com sustentabilidade, eficiência e segurança.
“O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, afirmou.
A renovação da frota inclui a incorporação de 36 locomotivas EVOBBW na EFVM e 14 unidades ES58Aci na EFC, ambas fabricadas pela Wabtec. Esses modelos estão entre os mais avançados do mercado e podem operar com uma maior proporção de biodiesel, ajudando a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, Vale e Wabtec planejam realizar testes para ampliar ainda mais essa participação de biocombustível no futuro.
Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec LATAM, destacou o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade.
“Estamos orgulhosos de apoiar a Vale com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO₂ e melhoram a eficiência operacional. A Wabtec está na vanguarda da inovação e investindo no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis alternativos, promovendo um futuro de transporte ferroviário com zero emissões”, afirmou.