Vale adquire 50 locomotivas da Wabtec

A Vale anunciou, nesta quarta-feira (26/3), um acordo com a Wabtec Corporation (NYSE:WAB) para a aquisição de 50 novas locomotivas da série Evolution, que serão destinadas à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Estrada de Ferro Carajás (EFC). A compra faz parte do programa de modernização da frota da mineradora e de sua estratégia de descarbonização, visando aumentar a eficiência e reduzir as emissões em suas operações ferroviárias.

As locomotivas serão fabricadas na unidade da Wabtec em Contagem (MG), com as primeiras entregas previstas para 2026. Segundo Carlos Medeiros, Vice-Presidente de Operações da Vale, a escolha desses modelos foi baseada em seu desempenho consolidado no mercado e alinhada ao compromisso da empresa com sustentabilidade, eficiência e segurança.

“O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, afirmou.

A renovação da frota inclui a incorporação de 36 locomotivas EVOBBW na EFVM e 14 unidades ES58Aci na EFC, ambas fabricadas pela Wabtec. Esses modelos estão entre os mais avançados do mercado e podem operar com uma maior proporção de biodiesel, ajudando a reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, Vale e Wabtec planejam realizar testes para ampliar ainda mais essa participação de biocombustível no futuro.

Danilo Miyasato, Presidente e Líder Regional da Wabtec LATAM, destacou o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade.

“Estamos orgulhosos de apoiar a Vale com tecnologias avançadas que reduzem as emissões de CO₂ e melhoram a eficiência operacional. A Wabtec está na vanguarda da inovação e investindo no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis alternativos, promovendo um futuro de transporte ferroviário com zero emissões”, afirmou.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus