A concessionária VLT Carioca informou que deve capacitar novas turmas de agentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com comunicado da operadora, serão 70 profissionais treinados até dezembro e a iniciativa visa garantir maior eficiência no atendimento aos passageiros com deficiência auditiva ou de fala.
Durante as aulas, a equipe aprende sobre o alfabeto, palavras, estruturas para formação de frases, além de saudações. A ideia é que os profissionais do VLT sejam capazes de fornecer orientações sobre itinerários, funcionamento do VLT e esclarecer as principais dúvidas dos clientes.
“Vamos treinar 100% dos colaboradores que se relacionam com o nosso usuário. A oportunidade não só nos diferenciará enquanto agentes de transporte público como ampliará os nossos conhecimentos e viabilizará um atendimento mais eficiente e humanizado aos nossos clientes. É uma ação inclusiva e responsável”, diz Jeronimo Carmo, coordenador de Atendimento-Fiscalização do VLT.
O curso é oferecido pela Academia CCR, por meio de uma professora surda. Ao todo, serão sete turmas com 11 participantes, em média, cada. O treinamento oferece 40 horas/aula e é ministrado na sede do VLT Carioca.