Em dezembro de 2020 um trem da frota F voltava a rodar na linha 5-Lilás do metrô, operada pela ViaMobilidade. O feito ocorreu após quase três anos que a série ficou na “geladeira”.
As oito unidades que inauguraram a linha que parte do Capão Redondo em 2002, deixaram de operar em março de 2017, quando o eixo metroviário ganhou os novos comboios da frota P, e passou a ser controlada apenas pelo sistema de sinalização CBTC.
Apesar do retorno, as composições fabricadas pela Alstom não são muito vistas pelos passageiros, segundo apurou o site. De acordo com nota da operadora enviada ao Via Trolebus, ainda restam “testes e ajustes”. A ViaMobilidade admite que as composições não rodam no horário de pico, mas fala em funcionamento em “futuro próximo”.
Confira a nota na íntegra:
“As composições da Frota F da ViaMobilidade operam na Linha 5-Lilás em horários de menor demanda e passam continuamente por testes e ajustes para que possam, em futuro próximo, performar em consonância com os trens da frota P. Os trens estão passando por algumas intervenções que irão aprimorar o sistema de abertura e fechamento das portas, dentre outras que irão agregar valor à frota e ao atendimento dos clientes.”