A praça General Polidoro é um importante ponto na Aclimação, e o local deve receber no futuro uma estação de Metrô, denominada “estação Aclimação”, pertencente à Linha 16-Violeta, que vai ligar a Cidade Tiradentes até Oscar Freire.
Segundo o projeto diretriz do novo eixo metroviário, a estação Aclimação localiza-se no bairro de mesmo nome, na quadra delimitada pela praça General Polidoro, avenida Turmalina, rua Alabastro e rua Topázio, na proximidade da avenida e do parque da Aclimação.
Terá uma demanda demanda diária estimada em 8.290 passageiros, sendo 609 embarques e 1.281 desembarques
na hora pico da manhã.
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Paes de Barros;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação São Carlos;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Paraíso;
- Pátio Henry Ford;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Jardim Brasília;
- Estação Álvaro Ramos;
- Estação Renata;
- Estação Anália Franco;
- Estação 9 de Julho.
A função principal é atender ao público lindeiro do bairro e ao público com destino ao parque da Aclimação, equipamento urbano de importância regional e que poderá gerar demanda superior à prevista na hora pico da manhã, em dias como finais de semana e feriados.
Terá plataformas sobrepostas dentro do túnel construído por TBM4. O trecho da estação deve ser construído por um super tatuzão, que deve construir um túnel com quatro vias.
As plataformas inferiores estão a cerca de 37 metros de profundidade em relação à superfície da rua Alabastro; esta profundidade, juntamente com a baixa demanda prevista, levou à escolha de elevadores de alta capacidade para fazer a comunicação do nível da linha de bloqueios com as plataformas. Em outras palavras, a parada integra um grupo de estações que terá apenas elevadores.
A Linha 16
A Linha 16-Violeta está na fase da contração do anteprojeto de engenheira e projeto básico, e deverá transportar mais de oitocentos mil passageiros diariamente, beneficiado 1,46 milhão de habitantes e facilitar o acesso a 968 mil empregos que estão em sua área de influência direta. Outros 16,2 milhões de habitantes que estão na área de influência indireta também serão beneficiados pela nova linha e poderão conectar-se a uma rede sobre trilhos com mais de quinhentos quilômetros de extensão e trezentas estações em 2039.