A Avenida João XXIII é uma importante ligação na Zona Leste de São Paulo, que corta a Vila Formosa, e os dos cruzamentos mais movimentados é com a Avenida Renata, que liga a parte baixa do bairro.
A esquina deve ganhar uma nova estação de Metrô, do projeto da futura linha 16-Violeta, que fará a ligação entre a Cidade Tiradentes e Oscar Freire:
De acordo com o projeto diretriz da linha, a estação Renata poderá ficar na quadra da avenida de mesmo nome entre a avenida João XXIII e a rua Carlito. O ponto de embarque está localizado em frente ao Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração e nas proximidades do teatro Zanoni Ferrite. Atende às centralidades lineares formadas pelas
avenidas Renata, João XXIII e Eduardo Cotching e rua Angá.
De acordo com o estudo, inicialmente foi avaliada a posição da estação na esquina das avenidas João XXIII e Renata. Na esquina oposta, localiza-se o Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, que é um bem tombado, sem área envoltória. Mas, esta posição traria dificuldades para o traçado, uma vez que há edifícios altos no alinhamento da rua Angá com a avenida João XXII.
Demanda
Os dados apontam que a parada terá uma demanda diária estimada em 13.990 passageiros, sendo 2.137 embarques e 1.054 desembarques na hora pico da manhã. Sua principal função será atender aos moradores do bairro. Num segundo plano, a estação atende ao público usuário das linhas de ônibus que passam pela avenida João XXIII. Há um total de 18 linhas municipais gerenciadas pela SPTrans, com frequência máxima de 122 ônibus por hora.
Estações da Linha 16 abordadas em artigos do Via Trolebus:
- Estação Paes de Barros;
- Estação Lins de Vasconcelos;
- Estação Rio das Pedras;
- Estação São Carlos;
- Estação Santa Marcelina;
- Estação Paraíso;
- Pátio Henry Ford;
- Estação Vila Bertioga;
- Estação Álvaro Ramos.
Método de construção e elevadores
As análises apontam que a estação terá um poço lateral e túnel em NATM contendo plataformas laterais e mezanino de distribuição. As plataformas estão a mais de 30 metros de profundidade em relação à superfície. O trecho da Linha 16 entre Regente Feijó e Rio das Pedras será construído por TBM2, ou seja, por meio de um tatuzão similar ao da Linha 6-Laranja, que vai construir túnel de 7,7 km de extensão.
Sobre desapropriação de imóveis de uso misto (residência e comércio), são previstos a desocupação de 12 lotes com área aproximada de 4.438 m².
Esta profundidade juntamente com a baixa demanda prevista levou à escolha de elevadores de alta capacidade para fazer a comunicação do nível da linha de bloqueios com as plataformas. São necessários oito elevadores com capacidade para 33 passageiros.
A estação Renata faz parte de um grupo de sete paradas da Linha 16-Violeta que terá elevadores no lugar de escadas rolantes.
Haverá acessos dois dois lados da Avenida João XXIII e um dos lados da Avenida Renata, além de outra entrada na Rua Almirante Silvado.
Prazos e status atual do projeto
O Metrô está contratando o anteprojeto de engenharia, seguido do projeto básico da Linha. Após a consolidação desses estudos, será possível estimar um prazo para início das obras.