Especial de férias Recordar é viver

A estação de trem que fica entre a Mooca e Brás, e recebia imigrantes

O ano é 1882, e é entregue a Hospedaria dos Imigrantes, um abrigo para receber imigrantes europeus que chegavam no porto de Santos. Os viajantes subiam a serra de trem até chegar no local entre a Mooca e o Brás. O local funcionou nesta função até meados dos 70, e atualmente o edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo.

Há no local um museu com um jardim de 2.900m², que possui diversas árvores e plantas, incluindo uma figueira com mais de 500 anos de existência. Há ainda um auditório com 96 lugares destinado à eventos, workshops, palestras e apresentações gerais e um espaço onde os visitantes podem tirar fotografias à moda antiga com caracterização e ambientação da época. O museu também conta com um acervo digital.

O visitante ainda pode utilizar no final de semana, trens a vapor que levam pessoas em passeio por um curto trecho, administrado pela ABPF.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus