Especial de férias Mobilidade Urbana

Que fim levou o projeto de teleférico de São Bernardo do Campo?

Entre as obras prometidas no Brasil, mas que nunca saíram do papel, está um teleférico em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O meio de transporte aéreo faria interligação de morros, viaduto estaiado sobre a Via Anchieta e a ideia era ainda implantar um sistema de transporte hidroviário na Represa Billings.

Uma licitação chegou até a ser marcada, mas o teleférico não saiu do papel. O secretário de Transportes e Vias Públicas da época, Oscar Silveira Campos, estimou que o investimento seria em cerca de R$ 4 milhões.

O percurso, de aproximadamente 7 km, passaria pelos morros dos bairros Montanhão, Selecta e Vila São Pedro. Estão previstas dez estações ao longo do trecho, sendo que uma, na Avenida Tiradentes, faria conexão com um corredor de ônibus. Tecnologia semelhante é adotada no Rio de Janeiro e em cidades da Colômbia e Venezuela.

Já sobre o transporte hidroviário, faria a ligação Santa Cruz, Tatetos e Alvarenga. A travessia seria feita por meio de catamarãs.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus