A KLM revelou em suas redes sociais que o protótipo em escala reduzida da aeronave Flying-V fez seu primeiro voo no mês passado. A operadora e a Delft University of Technology estão trabalhando juntas no desenvolvimento há quase dois anos, e o voo inaugural bem-sucedido coloca o uso desse tipo de avião na operação para passageiros, mais próxima da realidade.
This summer, a team of researchers, engineers and a drone pilot of @tudelft travelled to Germany for the first real world test flight. After a period of extensive testing in the wind tunnel and a series of ground tests, it was time to find out: can the Flying-V actually fly? pic.twitter.com/Lq4f12oX0l
— KLM (@KLM) September 1, 2020
O protótipo foi apresentado pela primeira vez em outubro de 2019, durante da KLM 100 º aniversário. O Flying-V foi projetado para ser um avião de longo curso extremamente eficiente em termos energéticos. Os tanques de combustível, cabine de passageiros e porão de carga estão todos integrados em sua estrutura de asa.
O formato em V formado pelas asas cria uma forma aerodinâmica aprimorada e reduz o peso da aeronave. Os cálculos do computador preveem que o avião reduzirá o consumo de combustível em 20% em comparação com as aeronaves mais avançadas que operam hoje.