Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Presidente da CPTM fala sobre “Trem Intermetropolitano”, entre Jundiaí e Campinas

Durante a 26º edição da Semana de Tecnologia Metroviária, o Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, falou sobre a implantação de um trem de passageiros parador, entre Jundiaí e Campinas.

O serviço ficará a cargo da concessionária que deverá assumir a Linha 7-Rubi, e o trem intercidades entre São Paulo e Campinas. De acordo com Moro, o processo está “bastante adiantado na sua concepção“.

Durante a fase de estudos foi constatado que há um fluxo “bastante interessante” no eixo entre Jundiaí e Campinas. O serviço é chamado de Trem Intermetropolitano, já que atende a duas regiões metropolitanas. No futuro, haverá além do atendimento regular entre Brás e Francisco Morato, a extensão do trem parador entre Francisco Morato e Jundiaí, para Campinas.

Serão 65 km de trajeto, com nove estações: Francisco Morato, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, no eixo já operacional, e Valinhos, Vinhedo, Louveira e Campinas.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Prazos

Em entrevista a Portais de Mobilidade ao vivo no canal do Via Trolebus no YouTube em maio deste ano, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse que a empresa pretende lançar no segundo semestre a audiência pública para licitação do Trem Intercidades, entre São Paulo e Campinas

“Nossa meta é finalizar os estudos no primeiro semestre e no segundo semestre já ter a consulta pública desse projeto”, afirma Moro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus