O surto do novo coronavírus está pegando de surpresa companhias aéreas, e diversos voos estão sendo suspensos. Além disso, as operadoras estão aterrando aeronaves.
A Korean Air, a maior companhia aérea e bandeira da Coreia do Sul com base no tamanho da frota, destinos internacionais e voos internacionais, anunciou que estava aterrando seus 10 A380. A Coréia do Sul foi duramente atingida pelo COVID-19, com muitos países fechando suas fronteiras para cidadãos sul-coreanos. A capacidade caiu cerca de 75% e, além dos A380, outras 90 aeronaves estão aterradas.
Além disso, há notícias de que o mesmo vem sendo feito por outras operadoras, que acabaram por deixar em solo o superjumbo. A Qantas opera uma frota de 12 aeronaves A380, e seis delas podem ser aterradas. A notícia vem após a Lufthansa analisar aterrar toda a sua frota de aeronaves do mesmo tipo.
Atualmente além dessas empresas, as demais operam o A380, como a Air France , All Nippon Airways , Asiana, British Airways, China Meridional, Emirates, Etihad, Hi Fly Malta, Malaysia Airlines, Qatar, Singapore Airlines e Thai Airways.