Aviação

Coronavírus está afetando o mercado aéreo na America Latina?

Empresa do mundo tudo estão suspendendo rotas por conta do surto do coronavírus. Mas, parece que o cenário não tem atingido diretamente o mercado sul-americano, onde está inserido o Brasil. O mercado local está sofrendo perdas, mas por outros motivos.

A IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos, não mencionou impacto financeiro na América Latina em seu último comunicado de imprensa sobre o coronavírus. Todos os mercados em todo o mundo, exceto os latino-americanos e os africanos, deverão ter grandes perdas na receita de passageiros.

O órgão, no entanto, apontou que a demanda internacional de passageiros em janeiro aumentou em todas as regiões, com exceção da América Latina.

O tráfego de transportadoras latino-americanas agora está particularmente fraco por quatro meses consecutivos, refletindo a contínua agitação social e dificuldades econômicas em vários países da região não relacionados ao COVID-19″. – diz o comunicado.

Poucas rotas suspensas por conta do Coronavírus

No início desta semana, a Aeromexico anunciou a redução de 50% de seus vôos diários da Cidade do México para Seul. Já o Grupo LATAM suspendeu sua rota São Paulo-Milão. O CEO da Avianca, Anko van der Werff, disse que, se o coronavírus não se espalhar na América Latina, eles ainda podem ter “um ano muito melhor que 2019”.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus