Aviação

Pilotos do Boeing 737 da Ukraine Airlines não relataram falha antes da queda

Os gravadores de voo do Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, que caiu, em Teerã, foram recuperados com suas unidades de memória, embora ambos apresentem sinais de danos físicos, segundo uma publicação da Flight Global.

A Aeronave ucraniana caiu com cerca de 176 passageiros a bordo, logo após decolar do aeroporto . O voo tinha como destino o Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, na Ucrânia.

A Organização de Aviação Civil do Irã diz que os gravadores de dados de voo e de voz da cabine foram recuperados dos destroços. Afirma também que a aeronave subiu inicialmente para 8.000 pés antes da perda do contato com o radar e o jato atingiu o solo. A Ukraine International Airlines concorda com esse número, elevando a altitude a cerca de 2.400 m (7.900 pés).

Sem contato sobre falha

“Nenhuma transmissão de rádio do piloto foi recebida em circunstâncias incomuns”, diz o chefe da Organização de Aviação Civil, Ali Abedzadeh.

Mudança de rota

A trajetória da aeronave inicial previa que uma curva a oeste, mas o jato começou a virar à direita quando o problema surgiu, o que sugere que o piloto poderia ter desejado regressar ao aeroporto.

Testemunhas viram o avião em chamas no ar

Abedzadeh diz que informações preliminares,  de testemunhas oculares em terra e tripulações em altitude, indicam que a aeronave estava em chamas, antes de seu impacto no solo.

Nenhuma conclusão foi divulgada sobre as circunstâncias do acidente.

Sem condições adversas de tempo

Dados meteorológicos preliminares de Teerã não indicam condições adversas no momento.

Treinamento dos pilotos

A companhia aérea diz que Teerã não é um aeroporto “simples” e que a transportadora, por vários anos, usou o Imam Khomeini como local de treinamento para 737 tripulações para verificar a proficiência do piloto.

Dada a experiência da tripulação, a probabilidade de erro é mínima”, afirma a companhia aérea. “Nem sequer consideramos essa chance.”

Ucrânia recuou de “falha mecânica”

A Ucrânia recuou sobre o comunicado relacionado a uma queda do Boeing 737-800 no país. A embaixada do país no Irã emitiu um novo comunicado sobre o acidente, e informou que as causas do acidente não haviam sido divulgadas e que quaisquer comentários anteriores não eram oficiais.

O primeiro-ministro ucraniano, Oleksiy Honcharuk, no entanto, fez um alerta contra especulações até que os resultados de uma investigação sejam concluídos.

Queda perto de um parque de diversão.

O impacto inicial no solo foi nas proximidades de um parque de diversões, dizem autoridades.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus