Aeronaves da Airbus passarão a oferecer janelas dimerizáveis eletronicamente, de acordo com um fornecedor da tecnologia de Michigan. A fabricante Européia já havia trabalhado com a Gentex para testar janelas eletrocromáticas, que são fornecidas como padrão no Boeing 787. “Mais detalhes do lançamento serão revelados nesta primavera”, disse a empresa em um comunicado.
As janelas eletronicamente reguláveis permitem alterar gradualmente o nível de transparência e são oferecidas como alternativa às persianas.
“Eles também incorporam uma solução de controle térmico que impede que a energia infravermelha entre na cabine do lado de fora, diminuindo a dependência dos sistemas de ar condicionado”, diz uma nota da empresa, que afirma que suas janelas apresentam uma “transição de alta velocidade” entre total transparência e escuridão, acrescentando que foi desenvolvida uma nova capacidade de transmissão low-end “ultra escura”.
A Gentex diz que suas últimas janelas escurecem duas vezes mais rápido que os designs anteriores e se tornam “100 vezes mais escuras”, eliminando mais de 99,999% da luz visível.