A Boeing apresentou no último dia 22 de novembro, de forma bem discreta, o primeiro modelo 737 Max 10, uma variante projetada para competir diretamente com o Airbus A321neo. O avião foi apresentado durante uma cerimônia para funcionários em Renton.
A empresa em um comunicado diz que o Max 10 “oferece o menor custo por milha de assento de qualquer avião de corredor único já produzido”. A fabricante espera realizar seu primeiro voo em 2020.
O prazo de entrada em serviço ainda é um mistério, já que a empresa depende de fatores como a certificação pela FAA dos EUA do software de controle de voo da família Max.
O Max 10 poderá acomodar até 230 passageiros e, com um tanque de combustível auxiliar, terá alcance de 3.300nm (6.100 km). São 10 assentos a mais e um alcance cerca de 250nm menor que o 737 Max 9, segundo dados da Boeing.
Concorrência
Até agora foram pedidos 531 do Max 10, tendo como os principais clientes a United Airlines, VietJet Air, Lion Air e Flydubai.
Mas os valores não chegam nem perto dos 3.142 A321neos vendidos pela Airbus. Essa aeronave pode transportar 244 passageiros e tem alcance de 4.000 nm, de acordo com a Airbus.
E para azar da companhia norte-americana, a Airbus está desenvolvendo uma variante de 4.700nm, o A321XLR.