O CEO da Emirates, Tim Clark, revelou nesta semana que a Airbus poderia ter continuado a fabricar o A380 sob medida. As citações foram feitas à Airline Ratings.
No início deste ano, a fabricante reduziu o ritmo de fabricação do modelo, após anunciar o fim da produção do gigante avião, que ocorrerá em 2021.
“Em novembro de 2018, tivemos uma discussão adulta com Toulouse. Ficou claro para nós que Toulouse estava lutando com o avião. Eles teriam continuado a construí-lo, mas sob uma base sob medida que custaria uma fortuna.”, afirmou Clark.
No entanto, enquanto a Airbus encerrou a venda de novos A380, a fabricante está trabalhando ativamente no mercado de segunda mão para o superjumbo, com o caso da Hi Fly que recebeu receber uma das aeronaves.
Clark diz que companhias usam o A380 de forma errônea
Em uma publicação da Onemileatatime, Tim Clark respondeu as criticas do CEO da Air France, que recentemente disse que A380 estava se tornando “obsoleto“.
“O A380 foi um desajuste para a Air France. Eles nunca escalaram, eles só têm dez aeronaves. Sim, enfrentamos os mesmos problemas iniciais, mas lidamos com eles porque fomos dimensionados o suficiente para lidar com isso. Se você tem uma sub-frota de 10, é um pesadelo sangrento e os custos aumentam. Mas se você tem uma centena deles, é um pouco diferente. Seus custos unitários ao operar com esse número são muito mais baixos do que apenas dez. Toda a abordagem do A380 na Air France e na Lufthansa era “apenas mais do mesmo”. Eles perderam a oportunidade de realmente defini-lo”, afirmou Tim Clark.