Aviação

Quais as Companhias Aéreas que operam as maiores frotas do Boeing 747?

Com mais de 50 anos e sendo aos poucos retirado de cena, o lendário Boeing 747 ainda é operado por um número considerável de companhias aéreas. O site Simple Flying fez uma lista com os maiores operadores da rainha dos céus, aeronave que iniciou os serviços em 1969, e revolucionou a aviação comercial:

British Airways

Mesmo com um pedido firme de 14 Boeing 777-9 para substituir suas aeronaves 747, a maior companhia aérea do Reino Unido em relação ao número de aviões e a segunda maior em número de passageiros transportados, ainda é a principal operadora comercial do modelo.

Atualmente a British Airways possui 34 em sua frota, sendo que a série -400 é considerada de “alta confiabilidade” e pelo fato de utilizar “grandes melhorias aerodinâmicas” para operar com mais eficiência.

Boeing 747 em Londres | Foto: Josh Hallett

Lufthansa

A companhia aérea alemã é o segundo maior operador comercial do Boeing 747. Possui 32 em sua frota de 313 aeronaves e, diferentemente da British Airways, usa predominantemente o modelo 747-8, sendo que voa com 19 deles em rotas intercontinentais em uma configuração de 4 classes, oferecendo primeira classe, negócios, premium e econômica.

A operadora ainda conta com 13 -400s em uma configuração de 3 classes, tendo recebido o primeiro em 1996. Continuou recebendo pedidos deste modelo até 2002. Mas com 777Xs encomendados, sendo o cliente de lançamento europeu, a companhia aérea está procurando eliminar os -400s para dar lugar a novas tecnologias que tornarão sua frota mais eficiente.

Atlas Air

Possui a maior frota de 747 do mundo, mas a maioria são em versões cargueiras. Ele supera a British Airways e a Lufthansa por possuir 39 aeronaves, 35 das quais são usadas para carga aérea.

Existem apenas quatro aeronaves 747-400 de passageiros pertencentes à Atlas Air. Conta ainda com 10 747-8F. Recebeu o primeiro em maio de 2012.

Outras operadoras

O site destaca ainda a Cargolux e a Cathay Pacific Cargo, entre is grandes operadores dos modelos -400F e -8F, com 26 e 20 aeronaves em suas frotas, respectivamente.

A Cargolux foi uma das primeiras companhias aéreas a comprar o modelo 8F ao lado da Nippon Cargo Airlines, a última das quais apenas recebeu oito aeronaves.

Das companhias aéreas comerciais, a Korean Air também é o principal usuário do 747, com 23 aeronaves, em uma mistura de -400 e -8 aeronaves de passageiros e cargueiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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