O Airbus A220, antigo Bombardier CSeries, é um aparelho desenvolvido pela Bombardier Aerospace, e que teve parte majoritária adquirida posteriormente pela Airbus. São jatos regionais narrow-body, composto pelos modelos A220-100 (Antigo CS100) com capacidade 110 passageiros, e o A220-300 (Antigo CS300) com capacidade para 135 passageiros.
Teve seu voo inaugural em 16 de setembro de 2013. A aeronave é feita de 46% de compósito, 24% de alumínio-lítio.
O projeto foi anunciado em julho de 2004, ao custo de aproximadamente US$ 3,5 bilhões, sendo US$ 350 milhões financiado pelo governo do Canadá e US$ 300 milhões financiado pelo governo do Reino Unido.
No dia 10 de julho de 2018 foi anunciado o rebranding da família CSeries, passando a chamar-se Airbus A220, no seguimento do acordo entre as duas fabricantes.
Vendas do A220
No últimos anos, o modelo teve pedidos de vendas consideráveis. Há atualmente 570 A220s em ordem de compra, sendo 93 da variante -100s e 477 -300s. A Air Canada deve receber 45 Airbus A220s, todos da variedade -300. Outra compra expressiva foi da Air France, com 60 unidades.
Rotas “longas”
O voo mais longo de um A220 é operado pela a airBaltic, companhia aérea de bandeira da Letónia com sede em no Aeroporto Internacional de Riga, com uma rota entre Riga e Abu Dhabi. Este voo sazonal tem um tempo de 5 horas e 50 minutos.